15 de fevereiro de 2011

Cópia, Imitação, Sample?

Cópia, sample, usar da imagem alheia pra se promover... É sobre isso que eu vou falar hoje! Hoje foi o ápice, na minha visão, pra tantas acusações de cópia, plágio e coisas do gênero, por isso hoje vou expor meu pontinho de vista sobre! Prontos? Vamo que vamo...

1ª acusação - Essa é a mais comentada por todos os que apreciam e falam sobre música pop no momento, GaGa copiou ou não "Express Yourself" da Madonna em seu novo single "Born This Way"? Pra mim as coisas são simples. Quanto a letra tem que se levar em conta os pontos de referências que as cantoras usaram. Para GaGa, obviamente, o assunto foi os gays e o preconceito racial, já pra Madonna, na década de 80 o assunto era outro... libertação sexual das mulheres, portanto isso pra mim já difere as letras. Agora a melodia, ai sim... não temos o que negar, os instrumentos, referências musicais e influências melódicas são as mesmas, talvez por terem freqüentado os mesmos lugares (boates de NY) durante seu amadurecimento musical? Não se sabe!

"Lady GaGa - Born This Way"


Mas o que importa... nenhuma das duas está se estapiando, como alguns fãs fazem na internet e até fisicamente. Rolou até e-mail da Madonna pra GaGa pra apoiar e mostrar que não existe isso de guerra entra a 'Rainha do POP' e a 'Mother Monster'. Tá tudo certo entre elas, Madonna não achou "Born This Way" cópia de sua obra e GaGa defende que sua música é original e é um tributo pra todos flagelados, rs. Agora é com você, "Born This Way" pelo o que parece será a 1000ª música a ser nº1 no Hot 100 da Billboard e seu clip está previsto pra "very soon" (muito próximo), vai entrar na onda e aceitar "nascer assim" ou acha que tem que "se expressar" por ae? ou até faz como eu, "se expressa como nasceu", rs. Poder de escolha, e gosto todo mundo tem!

2ª acusação - Dentre as acusações que estou falando hoje a que mais me deixou chocado e afônico foi essa, a 2ª a ser comentada... Rihanna teria copiado um ensaio fotográfico, do conceituado fotógrafo David LaChapelle (que já está entrando na justiça contra a moreninha dos Barbados), em seu mais novo vídeo clipe, o polêmico "S&M". Ouvindo a acusação eu juro que não levei fé, até ver as fotos do ensaio comparadas com o clipe. Esse eu tenho que concordar que foi realmente uma cópia, porque em TODAS (sim, TODAS) as cenas do vídeo-clipe você pode ver uma foto do ensaio com pelo menos muita coisa em comum, é chocante! (pra ver o polêmico e belo clipe de "S&M" clique aqui)

(Como as fotos não estão em boa qualidade pra ver mais fotos e essas com resolução melhor clique: aqui, aqui, aqui de novo (rs) e por último aqui)

Oque acharam? é muito inspirado no ensaio ou não?

Rihanna não é conhecida como "menina que se usa dos outros pra se auto-promover", até porque quem já ouviu o "Loud" (último álbum dela) conhece a faixa "Cheers (Drink To That)" que conta com um sample (utilizar uma arte de uma música em uma nova canção) de "I'm With You" da Avril Lavigne. Porém o contexto é outro, foi divulgado os créditos pelo sample, não foi um uso sem permissão.

"Rihanna - Cheers (Drink To That)"

3ª Acusação - Bom, o próximo assunto me deixou com nojo e ódio de algumas pessoas, QUÉDIZÊ de uma única pessoa... da Lil Kim. A Mocinha que não lança nada novo desde 2008 está agora lançando material novo, ao invés de criar algo de bom durante esses anos em hiatos ela decidiu é se utilizar da revelação do Hip Hop, Nicki Minaj, e declarar guerra a ela! Sim, é absurdo! A Falta de capacidade da Lil Kim de fazer algo bom a fez criar algo todo influenciado pelo ódio e rancor contra Nicki Minaj. O "Pink Friday" está fazendo sucesso estrondoso mundo a fora, vendendo horrores e fazendo Nicki uma rapper muito bem sucedida e agora vem Lil Kim querendo colher dos mesmo frutos a partir da exposição na mídia feita usando Nicki com seu "Black Friday".

Olha a capa do material da Lil Kim, nela você pode ver a capa de "Pink Friday" toda destruida e com Nicki decepada.

Isso sim pra mim é uma falta de vergonha, utilização do sucesso alheio pra se auto-promover. Se Lil Kim tinha alguma chance de ganhar pontos comigo perdeu todos agora. Nem quero saber de ouvir nada de "Black Friday", fico com o bem produzido e criado "Pink Friday" (que inclusive se você não ouviu, VAI AGORA CORRENDO BAIXAR! Por que é maravilhoso. Aproveita também e dá uma olhadinha nos ótimos clipes da Nicki no site dela no VEVO)

Pra fechar... no meu ponto de vista usar de algo que já existe dando crédito ao 1º criador é muito válido, o feio é utilizar-se da criatividade dos outros pra se promover.

O pensamento é esse! Creio que todos concordam, certo?

É isso! Conseguiram acompanhar meu raciocínio? Ficaram com alguma dúvida? Sugestão? Descordaram? COMENTEM!

Agente se vê no próximo post, @PedroMyguel... dono dessa bagaça

0 comentários:

Postar um comentário